10 janeiro 2014

Resenha: O lado bom da vida


  Era meio dificil encontrar um livro na minha estante que eu ainda não tinha terminado de ler, então eu me lembrei que abandonei "O lado bom da vida" por ter ganhado o  livro "Quem é você, Alasca?" e ele acabou ficando de lado, então eu acho que "vale" um livro que você já tenha começado a ler mais abandonou após ter um livro muito esperado e resolvi lê-lo e deixar "O lado bom da vida" um tempo encostado. 


O lado bom da vida
Matthew Quick
INTRÍNSECA
256 Páginas
Comprar
Skoob
Minha avaliação: 4 estrelas (Muito bom)

Sinopse:
Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes da internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. Uma história comovente e encantadora, de um homem que não desiste da felicidade, do amor e de ter esperança.


Admito que nas primeiras páginas eu achei um pouco entediante, mas eu deixei a preguiça de lado e continuei lendo, e me apaixonei pelo Pat - seu jeito fofo e esforçado de reconquistar uma mulher. Mas, quando eu já estava no meio, eu me cansei dele porque ele é muito otimista e isso acaba deixando que ele não enxergue a verdade e continue correndo atrás de algo que ele não vai conseguir alcançar. Ele sempre queria ter um final feliz, que tudo desse certo, e isso me irritou um pouco, por que em todos os livros tem seus altos e baixos, e ele não conseguia suportar quando ele estava na pior. Mas fora isso, continuo gostando desse livro, da escrita e o desenvolvimento principalmente. 
No começo do livro, eu não entendia o porque de Pat ter passado os últimos anos de sua vida em um hospital psiquiátrico, só mais ou menos na metade do livro começei a descobrir, mais o autor expressa oque realmente aconteceu lá pelas ultimas páginas. Esse é um bom motivo por eu ter retirado uma estrela do livro, pois eu estava querendo saber logo oque realmente levou Pat ficar perturbado desse jeito, pela música de seu casamento e sua paranoia de reconquistar sua mulher e voltar a ficar em forma. 

  O livro em si tem uma escrita muito boa, que faz o leitor querer saber oque irá acontecer com o "Final feliz" do grande "filme da vida de Pat Peoples" e se o tempo separados irá realmente acabar. 

  Tifanny, uma mulher que também sofre com seu fim do relacionamento, após ficar viúva entra em depressão, por motivos que só no final do livro ela irá contar oque realmente aconteceu para ela ficar tão depressiva. 
  O livro  cita vários escritores importantes da literatura inglesa, já que Pat está criando um bom hábito de leitura, para reconquistar sua ex-mulher. Assim como Pat está mudando completamente- lendo, praticando várias horas de exercícios físicos e  tentando ser gentil com as mulheres- algo que ele não fazia em todos esses anos casado com Nikki. 
   Gostei do fato que Pat ve o lado bom das coisas, em tudo e sempre quer superar suas barreiras. Essa mensagem que o livro passa é muito bonita. Eu acho que Matthew Quick não deveria ter terminado de escrever na página 254, deveria ter escrito um pouco mais, eu sinto que falta uma parte de mim após ter acabado de ler e não ter o final feliz que Pat tanto queria, e quem já leu deve ter entendido oque eu quis dizer. 



Eu assisti o filme, e como é apenas uma adaptação, eles pularam algumas partes que eu achei que completariam mais a ideia do filme e oque o autor do livro quis passar para seus leitores. Eu recomendo o livro e o filme, mas aconselho a todos lerem o livro antes de assistir o filme, para você saborear sua leitura.
Filme completo no Youtube: 



 http://www.youtube.com/watch?v=1zrJi1w0Y8o&list=WL3DD0436C53FDD3F9




 RECOMENDO! 









Um comentário:

  1. ''Eu acho que Matthew Quick não deveria ter terminado de escrever na página 254, deveria ter escrito um pouco mais, eu sinto que falta uma parte de mim após ter acabado de ler e não ter o final feliz que Pat tanto queria, e quem já leu deve ter entendido oque eu quis dizer. '' Eu entendi o que você quis dizer...

    ResponderExcluir